Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Denúncia anônima não é suficiente, por si só, para embasar ordem de busca e apreensão domiciliar!

Publicado por Dênis Silva
há 4 anos

Em recente decisão emanada no julgamento do Habeas Corpus nº 180.709/SP ocorrido em 05.05.2020, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria de votos, não ser possível a realização de busca e apreensão domiciliar fundamentada unicamente em denúncia anônima.

No caso concreto, a Polícia Civil recebeu denúncia anônima dando conta de que uma mulher estava comercializando, no interior de uma universidade estadual, bolo contendo maconha em seu interior.

Tal informação, além de fundamentar a diligência intradomiciliar, também serviu de subsídio para o ajuizamento de Ação Penal, a qual foi trancada por conta do acolhimento da ação constitucional.

Esta denúncia foi inicialmente encaminhada ao reitor da universidade através de prints de conversa mantida pelo aplicativo WhatsApp e por e-mail, sendo que na diligência domiciliar a Autoridade Policial localizou e apreendeu um saco plástico contendo erva de aspecto verde, um pote de metal contendo líquido viscoso semelhante a óleo, um pote contendo material viscoso de aspecto semelhante a manteiga, uma peneira e uma colher contendo erva verde e úmida.

Tais materiais foram submetidos à perícia que identificou, em todos eles, a presença do princípio ativo da cannabis sativa, todavia, o Juízo não permitiu a contraprova a pedido da defesa, que a requereu sob o argumento de que o Laudo Pericial não mensurou a quantidade do princípio ativo existente em cada substância avaliada, tratando-se de laudo qualitativo mas não quantitativo.

Entretanto, contrariando o parecer do Ministério Público Federal, ao conceder a ordem de Habeas Corpus, A Segunda Turma do Supremo consignou que o pedido de busca foi formulado sete meses após o registro da ocorrência policial e não acompanhou qualquer outra diligência.

De igual modo, nas palavras da Suprema Corte, a decisão que concedeu a busca domiciliar sequer avaliou a efetiva e real necessidade da medida ou a consistência das informações contidas na informação anônima.

Para o Supremo, é necessário que, antes de representar pela busca domiciliar, a Autoridade Policial realize diligências complementares a fim de confirmarem os indícios, de modo que, não sendo confirmadas as informações por meio de outras diligências, não é possível acolher a representação pela busca.

Dessa forma, ao acolher o pedido e conceder a ordem de Habeas Corpus, a Segunda Turma decidiu, por maioria, declarar a ilicitude da busca e apreensão realizada e, consequentemente, dos elementos probatórios produzidos por sua derivação, isto porque, segundo consignou, “a denúncia foi oferecida exclusivamente com base nos elementos obtidos em tal busca e apreensão ilícita”, carecendo assim o processo de justa causa.

Fonte: http://www.stf.jus.br/arquivo/informativo/documento/informativo976.htm#Tr%C3%A1fico%20de%20drogas:%2...

  • Publicações14
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/denuncia-anonima-nao-e-suficiente-por-si-so-para-embasar-ordem-de-busca-e-apreensao-domiciliar/869949439

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)